quinta-feira, 9 de julho de 2009

Audiência Pública do CTG Vaqueanos da Tradição


(Fotos: Lívia Stumpf/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu Audiência Pública na quinta-feira, dia 02 de julho, ás 19h, na sede do CTG Vaqueanos da Tradição (Av. Padre leopoldo Brentano, 1551, Vila farrapos), para tratar junto aos tradicionalistas, lideranças comunitárias e moradores da Região Humaitá/Navegantes, a transferência de sua sede social, para o terreno na Rua Dr. Caio Brandão de Melo, entre os nº 150 e 300, no bairro Humaitá, devido as obras para a viabilização do viaduto da Rodovia do Parque e obras do Projeto Arena do Grêmio.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Ver. Sebastião Melo, informou que os tradicionalistas aceitaram a transferência para esta área, mas salienta,"desta vez queremos um comodato diretamente com a Prefeitura." -Evitando assim, que em alguns anos, seja novamente solicitado a esta entidade a abandonar o local.
O tradicionalista José Melo, recordou a história do CTG Vaqueanos da Tradição e os relevantes serviços prestados em seus 48 anos de existência. Sugere que, se houver um comodato com a Prefeitura, o CTG se compromete, em contrapartida, a realização de trabalhos sociais na região, através de oficinas de inclusão.
Já o diretor de comunicação social do CTG, Paulo Roberto Guimarães, reinvidicou ainda que a Federação dos Círculos Operários do RS, custeie a transferência e a instalção da entidade no local sugerido.
A líder comunitária, lorimar Fiúza, lembrou a contribuição que o CTG prestou para o crescimento e divulgação da questão cultural para a nossa região. "E agora tudo esta vindo goela abaixo, como se fôssemos um nada.", completou.
O Presidente da Assoc. Arco-Íris, Remo Silveira, lembra que, além do CTG, as comunidades da região estão perdendo também a Escola Estadual Osvaldo Vergara, que será demolida em razão das obras da Arena do Grêmio. "Não podemos permitir, que por motivos estratégicos de desenvolvimento, percamos espaços culturais, socias e educacionais, tão importantes para a formação de cidadãos da nossa sociedade." - Queremos a construção de uma nova escola em nossa região!
O Ver. Nelcir Tessaro, que dirigiu os trabalhos, informou aos participantes que no início do mês de agosto, haverá nova audiência Pública, com a presença do DNIT, representantes do Grêmio e do Executivo Municipal, para dar continuidade as questões levantadas.
As comunidades da Região Humaitá/Navegantes agradecem a presença dos Veradores que estiveram presentes na audiência pública, são eles: Veradores Sebastião Melo, Tarciso Flecha Negra, Mauro Zacher, Airto Ferronato, Dr. Thiago, Dr. Raul e Bernardino Vendrúscolo, além de representantes das Secretarias Municipais da Cultura e do Planejamento.

Nenhum comentário: