quinta-feira, 23 de julho de 2009

Reunião do Orçamento Participativo

Nesta quarta-feira, ocorreu a reunião entre os delegados do OP da região Humaitá/Navegantes, Coordenação do Car/Noroeste, além da presença do Coordenador Geral do OP, Sr. Paulo Silva e dois representantes do COP (Conselho orçamento Participativo).
A pauta da reunião seria apreciação do recurso (pelo FROP) apresentado pela chapa 01, que sentindo-se prejudicada, apresentou representação junto ao Car/Noroeste, a gerência do OP, à Câmara de Vereadores, Ministério público, via Judicial e protocolo Central da prefeitura, pedindo análise das irregularidades apontadas, por acreditar que o Regimento Interno/Normas do OP, não estaria sendo respeitado.
Na opinião dos membros da chapa 01 (requerente do recurso), o que houve nesta reunião foi uma manobra de condicionamento dos presentes, porque, antes mesmo da votação pelos delegados, os representantes do COP já apresentaram suas opiniões a respeito do recurso, desconsiderando o que estava sendo apontado, inclusive, dizendo a todos os presentes, que os integrantes da chapa 02, haviam sido inscritos de acordo com o Regimento Interno, numa clara demonstração de anular a prerrogativa da chapa 01.
Os representantes do COP, informaram que a parte que não se der pos satisfeita em seus anseios, terão até o dia 28 de julho, oportunidade de apresentarem, junto a gerência do OP, por escrito, recurso e também as provas das irregularidades, a serem analisadas em reunião do COP.
Por fim, na hora da votação, a mesa não respeitou o que havia sido acertado em reuniões anteriores, que nas votações de demandas, reuniões extraordinárias, o quórum mínimo de delegados deveria obedecer a porcentagem de metade mais um, ou seja, 86 delegados.
Por sentiren-se prejudicados, os membros da chapa 01, retiraram-se da reunião.
Salientam, no entanto, que apresentarão na próxima terça-feira, os documentos solicitados pelo COP, mesmo acreditando que seria responsabilidade do COP comprovar ou não as denúncias, pois na reunião do FROP demonstraram, de acordo com as palavras usadas, que eram profundos defensores e conhecedores dos fatos apontados.
Ass. Chapa 01

Reunião do COP

O Remo (pres. Lot. Arco-Íris) e o Itamar (pres. Vila A.j Renner) compareceram na reunião do COP (Conselho do Orçamento Participativo) na terça-feira, às 18:30, na sala 10 do mercado público e propuseram um acordo com os representantes da chapa 02, vencedores na Plenária na região Humaitá/Navegantes, realizada no dia 16 de maio e denunciados por irregularidades na inscrição de alguns de seus integrantes.
A proposta era a seguinte: A chapa 01 e 02 teriam direito de indicarem um Conselheiro titular nos 06 primeiros meses e nos próximos 06 meses os suplentes assumiriam a titularidade, fazendo assim um rodízio entre todos os participantes. Infelizmente, a proposta não foi aceita, justamente pelo Sr. Deoclécio, comprovadamente funcionário da ong Sociedade Meridional de Educação (SOME), mantenedora dos Maristas, conveniada com a prefeitura de Porto Alegre, e, portanto, na opnião dos integrantes da chapa 01, impedido (de acordo com o Regimento Interno/Normas do OP) de assumir o cargo de conselheiro da região.
Como não houve acordo, os representantes da chapa 01 usaram a tribuna, na presença deos conselheiros de todas as regiões e das Temáticas de Porto Alegre, confirmando as denúncias de irregularidades que estariam ocorrendo na região, e estranhamente sendo favorecidos pelo Sr. Paulo Silva, Coordenador Geral do OP.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Reunião entre as chapas concorrentes e Coordenação do OP

Na quinta-feira, 16 de julho de 2009, os integrantes da chapas 01 e 02, participantes da Plenária Humaitá/Navegantes, aos cargos de conselheiros do OP, foram convidados, pela coordenadora do Car/Noroeste, Sra. Eva Inês, a participarem de uma reunião na Segunda-feira, dia 20, às 14:30, na sede do Car, com a presença do Coordenador Geral do OP, Sr. Paulo Silva.
A reunião ocorreu na mais devida tranquilidade, onde os integrantes das chapas puderam expôr seus argumentos e tudo se encaminhava para um entendimento...
O ponto negativo do encontro, foi o destempero por parte do Coordenador Geral do OP, Sr. Paulo Silva, que sem motivos aparentes, descarregou palavras de contrariedade e repulsa contra a Coordenadora do Car/Noroeste, Sra. Eva Inês.
Salientamos que, em nenhum momento, a mesma interviu em favor desta ou daquela chapa, somente deixou claro, na única vez em que se manifestou, no término do encontro, que a sua posição continuava sendo que o Regimento Interno/Normas do OP fosse respeitado e seguido a risca.
O Sr. Paulo Silva, em um momento de fúria se dirigiu aos berros à coordenadora, deixando claro que ela não passava de uma empregada sua, e que a permanência dela no cargo dependia somente de e de nínguém mais, além de deixar claro que os berros e os gritos eram de um patrão para uma funcionária e que ela deveria fazer o que ele disesse...
No momento da discução, o Remo Silveira (requerente do recurso) pediu calma ao Coordenador e informou que o encontro estava sendo gravado, neste momento, o Sr. Paulo Silva bradou e disse que pouco se importava se estava sendo gravado ou não; após se retirou da sala e chamou a Coordenadora Eva Inês para uma outra sala sem a presença de testemunhas.
Mais uma ficou provado que a Coordenação Geral do OP, em relação a pessoa do Sr. Paulo Silva, não merece o respeito das lideranças comunitárias, poís ontem ficou provado que, quem não concorda ou compactua com suas idéias, o melhor caminho é a rua ou a demissão!
*O encontro foi gravado pelo Pres. da Assoc. Arco-Íris.
Ass. Remo Silveira.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Coordenador Geral do OP comparece na reunião do FROP

Quarta-feira, 08 de julho, com início ás 19:10 min, na sala de reuniões da ETE/Navegantes, teve início a reunião do orçamento participativo da região Humitá/Navegantes.
Tudo transcorria normalmente até a chegada inesperada do Coord. Geral do OP, Sr. Paulo Silva.
O presidente da assoc. Arco-Íris, Remo Silveira, comentou com outras pessoas presentes..."Sabemos que esta coordenção esta sendo acusada de conivência e omissão em relação ao descumprimento das Normas/Regras do Orçamento Participativo, na escolha dos conselheiros do OP da região, denunciadas pela chapa 01. "
Por se sentirem prejudicados, entraram com ações no Ministério Público, Via judicial e Protocolo Central da Prefeitura de Porto Alegre.
O Sr. Paulo Silva compareceu na reunião e estratégicamente tentou colocar as pessoas presentes contra os representantes da chapa 01, dando a entender que os mesmos estavam prejudicando a região com suas atitudes e desconsiderando o resultado do pleito, realizado na data de 16 de maio, onde a chapa 02 sagrou-se campeã.
Infelizmente, esqueceu de dizer que o papel da coordenação é fazer com que o regimento interno seja seguido e cumprido a risca, não permitindo que este instrumento seja usado em benefícios de quatro(04) pessoas, que, mesmo sendo a mais votada no pleito, não cumpriu com o que determina o seu regimento.
Tentou de uma maneira leviana, fazer com que os presentes decidissem se os mesmos concordam com a manutenção do resultado da eleição, e sugeriu uma nova reunião a ser marcada para tomarem tal decisão. Na ocasião, foi questionado pelo Remo, se o mesmo não estaria se precipitando ao não esperar o resultado dos recursos apresentados em outras esferas, obtendo como resposta que a decisão cabe a ele e ninguém mais, e se depender da sua opinião, nada vai mudar...
Esta é a coordenação do OP na cidade de Porto Alegre, por isso que a cada dia que passa menos pessoas participam das reuniões. Mais uma vez fica provado por que a administração Municipal usa de recursos estratégicos, como o do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Gov. Federal, para fazer um chamarisco de pessoas nas plenárias do OP.

Audiência Pública do CTG Vaqueanos da Tradição


(Fotos: Lívia Stumpf/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu Audiência Pública na quinta-feira, dia 02 de julho, ás 19h, na sede do CTG Vaqueanos da Tradição (Av. Padre leopoldo Brentano, 1551, Vila farrapos), para tratar junto aos tradicionalistas, lideranças comunitárias e moradores da Região Humaitá/Navegantes, a transferência de sua sede social, para o terreno na Rua Dr. Caio Brandão de Melo, entre os nº 150 e 300, no bairro Humaitá, devido as obras para a viabilização do viaduto da Rodovia do Parque e obras do Projeto Arena do Grêmio.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Ver. Sebastião Melo, informou que os tradicionalistas aceitaram a transferência para esta área, mas salienta,"desta vez queremos um comodato diretamente com a Prefeitura." -Evitando assim, que em alguns anos, seja novamente solicitado a esta entidade a abandonar o local.
O tradicionalista José Melo, recordou a história do CTG Vaqueanos da Tradição e os relevantes serviços prestados em seus 48 anos de existência. Sugere que, se houver um comodato com a Prefeitura, o CTG se compromete, em contrapartida, a realização de trabalhos sociais na região, através de oficinas de inclusão.
Já o diretor de comunicação social do CTG, Paulo Roberto Guimarães, reinvidicou ainda que a Federação dos Círculos Operários do RS, custeie a transferência e a instalção da entidade no local sugerido.
A líder comunitária, lorimar Fiúza, lembrou a contribuição que o CTG prestou para o crescimento e divulgação da questão cultural para a nossa região. "E agora tudo esta vindo goela abaixo, como se fôssemos um nada.", completou.
O Presidente da Assoc. Arco-Íris, Remo Silveira, lembra que, além do CTG, as comunidades da região estão perdendo também a Escola Estadual Osvaldo Vergara, que será demolida em razão das obras da Arena do Grêmio. "Não podemos permitir, que por motivos estratégicos de desenvolvimento, percamos espaços culturais, socias e educacionais, tão importantes para a formação de cidadãos da nossa sociedade." - Queremos a construção de uma nova escola em nossa região!
O Ver. Nelcir Tessaro, que dirigiu os trabalhos, informou aos participantes que no início do mês de agosto, haverá nova audiência Pública, com a presença do DNIT, representantes do Grêmio e do Executivo Municipal, para dar continuidade as questões levantadas.
As comunidades da Região Humaitá/Navegantes agradecem a presença dos Veradores que estiveram presentes na audiência pública, são eles: Veradores Sebastião Melo, Tarciso Flecha Negra, Mauro Zacher, Airto Ferronato, Dr. Thiago, Dr. Raul e Bernardino Vendrúscolo, além de representantes das Secretarias Municipais da Cultura e do Planejamento.